RECITAL DE PIANO

Tomás Matos

20 OUT‘25 – 19h / Oct 20th’25 – 7pm
Convento de São Pedro de Alcântara
São Pedro de Alcântara Convent

iniciativa / initiative Égide.

Três sonatas, três universos. De Beethoven, a intimista e visionária Sonata op. 101 anuncia já um romantismo em expansão. Em seguida, a enigmática Sonata n.º 9 de Scriabin mergulha-nos num ambiente de mistério e tensão quase alucinatória. Por fim, a monumental Sonata em Si menor de Liszt surge como um dos cumes da literatura pianística, síntese de virtuosismo e profundidade expressiva. Um percurso intenso pela evolução da forma sonata, do classicismo tardio às fronteiras do modernismo.

PROGRAMA

Ludwig van Beethoven (1770–1827)
Sonata para Piano n.º 28 em Lá maior, op. 101
I. Etwas lebhaft und mit der innigsten Empfindung (Allegretto, ma non troppo)
II. Lebhaft, marschmäßig (Vivace alla marcia)
III. Langsam und sehnsuchtsvoll (Adagio, ma non troppo, con affetto)
IV. Geschwind, doch nicht zu sehr und mit Entschlossenheit (Allegro)

Alexander Scriabin (1872–1915)
Sonata para Piano n.º 9, op. 68 “Missa Negra”

Franz Liszt (1811–1886)
Sonata em Si menor, S.178
(movimento único com várias secções: Lento assai — Allegro energico — Andante sostenuto — Allegro energico — Stretta)

  • Tomás Matos é pianista português, natural de Matosinhos, cuja carreira se tem desenvolvido em Portugal e no estrangeiro, com atividade regular tanto a solo como em Música de Câmara. Atuou em festivais e salas de renome, incluindo o Teatro Nacional de São Carlos, a Casa da Música Jorge Peixinho, o Festival Internacional dos Açores, o St. James Piccadilly e o St. Alfege Church em Londres, o Victoria International Arts Festival e o Presidential Palace em Malta, no Maribelle Hall em Salzburg bem como o festival “Hat Beethoven bei Brahms gelernt?”, em Bremen. Colaborou com músicos e orquestras de referência, como o tubista Ilídio Massacote, a violoncelista Rebecca Deridder, a violoncelista Megan Allen e o violetista Peter Fenech, e a Orquestra do Centro, com o maestro José Eduardo Gomes.

    É Mestre em Performance (Piano) com distinção pelo Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, em Londres, e licenciado em Piano para Acompanhamento e Música de Câmara pela Academia Nacional Superior de Orquestra. 

    Ao longo do seu percurso recebeu diversos prémios, entre os quais se destacam o 1º Prémio no The Leonard Smith & Felicity Young Competition (Trinity Laban, 2022), o Weingarten Prize for Piano (2021) e a Jimmie Cross Fund Scholarship (2020). Desde cedo foi também distinguido em concursos nacionais e internacionais, nomeadamente o 1º Concurso Nacional de Piano (2016), o IX Concurso Nacional de Piano (2014), o XIIIème Concours International de Piano “Alexander Scriabin” (2013), o 14th Concurso Internacional de Sta. Cecília (2012), o Concurso Interno de Piano do Conservatório de Música de Aveiro (2011), o XIII Concurso de Piano “Ría de Vigo” (2011), o Concurso Internacional “Cidade do Fundão” (2010), o Prémio de Elisa de Sousa Pedroso (2010), o XVI Concurso Interno de Piano do Conservatório de Música de Aveiro (2010) e o X Concurso de Piano Florinda Santos (2010).

    Atualmente, é professor e acompanhador no Conservatório Regional de Artes do Montijo, onde acompanha alunos e orienta grupos de Música de Câmara, conciliando a prática pedagógica com a atividade performativa. Serviu também como jurado no 1º Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade do Montijo (2024), e no Salzburg International Music Competition Finals (2025), onde lecionou também uma masterclass.

apoio / support

apoio institucional / institutional support