Artur Pizarro
& Rinaldo Zhok
Recital a dois pianos
20 de dezembro — 19:00
Centro Cultural de Belém — Pequeno Auditório
A ÉGIDE – Associação Portuguesa das Artes apresenta um recital com os pianistas Artur Pizarro e Rinaldo Zhok.
O programa inclui obras inéditas do compositor italiano Mario Tarenghi, a cativante suite do bailado Quebra-Nozes de Tchaikovsky e transcrições de Rinaldo Zhok de obras encantadoras de Ponchielli e Puccini.
imagem © Tiago Figueiredo
Artur Pizarro
Nascido em Lisboa em 1968, Artur Pizarro apresentou-se em público pela primeira vez aos três anos de idade e no ano seguinte apresentou-se na RTP ao lado do Professor Campos Coelho no programa Histórias da Música de Victorino d'Almeida. Os seus primeiros passos ao piano foram acompanhados pela sua avó materna, a pianista Berta da Nóbrega e pelo Professor Campos Coelho. Mais tarde, entre 1974 e 1990 Artur Pizarro estudou em Portugal e nos EUA com Sequeira Costa. Durante um ano frequentou também a classe de Aldo Ciccolini no Conservatório Nacional Superior de Paris e recebeu aulas de Bruno Rigutto. Artur Pizarro detém três primeiros prémios de concursos internacionais, nomeadamente o Concurso Vianna da Motta em 1987, o Greater Palm Beach Invitational Piano Competition de 1989 e o Leeds International Piano Competition de 1990 que verdadeiramente lançou a sua grande carreira internacional.
Artur Pizarro actua regularmente em recitais a solo, em duo de piano e em concertos de musica de câmara. Apresenta-se também com as mais prestigiadas orquestras por todo o mundo dirigido por maestros tais como Sir Simon Rattle, Philippe Entremont, Yan Pascal Tortelier, Sir Andrew Davis, Esa-Pekka Salonen, Yuri Temirkanov, Vladimir Fedoseev, Martyn Brabbins, Tadaaki Otaka, Tugan Sokhiev, Yakov Kreizberg, Yannick Nezet-Seguin, Libor Pesek, Vladimir Jurowski, Ion Marin, Julia Jones and Sir Charles Mackerras. As suas gravações constam nos catálogos da Collins Classics, Hyperion Records, Linn Records, Brilliant Classics, Klara, Naxos, Danacord, Phoenix Edition, Capriccio, Cavi, e Odradek Records onde recentemente completou a integral da obra para piano de Sergei Rachmaninoff e os 5 concertos para piano e orquestra de Beethoven com a Sinfónica de Wuppertal dirigida por Julia Jones.
Em reconhecimento da relevância da sua arte, Artur Pizarro foi galardoado na sua terra natal com o Premio Bordalo, o Premio SPA, a Medalha de Mérito Cultural da Cidade de Funchal e a Medalha de Mérito Cultural de Portugal. Actualmente leciona no seu estúdio em Oeiras onde dá aulas particulares. Frequentemente, Artur Pizarro oferece masterclasses em vários locais internacionais.
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Rinaldo Zhok
Nascido em Trieste (Itália), Rinaldo Zhok recebeu da sua mãe as primeiras aulas de piano aos sete anos. Até aos 18 anos estudou no Conservatório Giuseppe Tartini, em Trieste, com Clara Lenuzza, a quem deve grande parte da sua formação. Formou-se como solista com Sergio Perticaroli e Stefano Fiuzzi na Accademia Nazionale di Santa Cecilia, em Roma, e na Folkwang Universität, em Essen (Alemanha), com Boris Bloch. Como pianista e com diferentes ensembles de câmara, estudou na Hochschule für Musik und Theater, em Munique, com o célebre duo Yaara Tal & Andreas Groethuysen, e na Scuola Superiore Internazionale di Musica da Camera do Trio di Trieste com Dario De Rosa, Renato Zanettovich e Enrico Bronzi. Concluiu ainda estudos em cravo e pedagogia no Conservatório Superior de Música de Navarra. Teve também importantes contactos com os mestres Lazar Berman, Aldo Ciccolini, Pier Narciso Masi, Mauro Minguzzi e Riccardo Zadra.
Apresentou-se em numerosos concertos em Itália, Espanha, Portugal, Áustria, França, Alemanha, Polónia, Hungria e Noruega, como solista, em formações de câmara e com orquestra, recebendo uma excelente receção por parte do público e da crítica. Foi premiado no Concurso Internacional de Piano “Halina Czerny-Stefańska in memoriam” (Poznań, 2008) e no Concurso Internacional de Piano “Performance Without Limits” (Łódź, 2013). Desde 2014, colabora com o pianista português Artur Pizarro, formando um duo; juntos, gravaram From the Bohemian Forest & Dumky, de Dvořák, bem como Boundless, a obra completa para piano a quatro mãos de Beethoven. O seu vasto conhecimento do repertório vocal e a sua versatilidade no acompanhamento pianístico tornaram-no uma referência na formação de interpretação vocal. Tem também vindo a dedicar-se à recuperação e publicação de repertório vocal espanhol do século XIX.