Égide,
Associação Portuguesa das Artes

Fundada em janeiro de 2022, a Égide – Associação Portuguesa das Artes – é uma associação sem fins lucrativos ao serviço da cultura e do desenvolvimento social.

Constituída por cinco profissionais com um longo e vasto curriculum na área da cultura, congregados sob o lema «A Arte que nos une é a Arte que nos fortalece», a Égide tem por objeto social a promoção e apoio a iniciativas de natureza cultural, artística, educativa e social.

Agindo como catalisador para a produção e promoção das artes, da cultura e do conhecimento, a Égide afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes e relações entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas, apoiando-os no terreno e intensificando parcerias. Funcionalmente, a Égide consubstancia uma plataforma 360º no que diz respeito ao trabalho com os referidos agentes culturais, indo mais longe no patamar das parceiras e redes nacionais e além-fronteiras, assumindo o propósito de ser o veículo de excelência para a afirmação da cultura e dos talentos nacionais.

A atividade da Égide abrange todo o suporte necessário ao desenvolvimento de projetos artísticos inovadores e criativos, incluindo know-how de consultoria e orientação estratégica, curadoria artística e meios financeiros.

Objectivos

Fundadores/Diretores

Ana Proença

Presidente
© Beatriz Candeias Rato

Sou a Ana Proença e adoro cantar em coro, fotografar, andar a pé e de bicicleta, e estar com os amigos e com a família. Tenho passado a maior parte do meu tempo a fazer qualquer uma destas actividades e a promover a possibilidade de outras pessoas serem tão felizes quanto eu sou ao fazê-las. Assim, no campo das artes criei, em conjunto com quatro amigos, a Égide – Associação Portuguesa das Artes, que existe para proteger a Arte e lançar artistas nas suas carreiras. Tenho como lema de vida a partilha e, muito em concreto, a partilha da felicidade e da gratidão que transporto em mim. Sinto dia a dia a responsabilidade de fazer chegar mais longe tudo o que me foi deixado pela minha família e uma enorme vontade de fazer crescer a relação curadora e mágica entre Arte e Artista. Quero continuar a contemplar sempre a doçura da vida em comum com todos os seres com que me cruzo e a sentir de perto que A Arte que nos une é a Arte que nos fortalece.

Ver mais

João Moreira dos Santos

Vice-Presidente e Diretor de Comunicação
© Roberto Correia

Nascido e criado na capital do fado, é, contudo, no jazz que me revejo desde a adolescência e é com a ópera, a música sinfónica, Keith Jarrett, Bach e Caetano Veloso que me encanto e viajo para outros mundos. Continuo, ainda assim, a sentir que não há melhor música do que a criada pela natureza, tecida pelos passos do vento, o folhejar (nada como inventar palavras!) das árvores, o silêncio… e, sobretudo, o canto das aves. Uma das minhas paixões é, precisamente, observar a passarada e conhecer-lhe os hábitos. Aliás, se fosse compositor comporia um tema intitulado «O afazer dos pássaros», quem sabe se com ecos da criação de Olivier Messiaen… Depois, gosto de escrever; escrever quase tudo, desde livros (e já lá vão quase 20) a poemas e letras para canções. E gosto de observar as estrelas e as constelações longínquas, e pensar que consigo sondar o cosmos com o meu telescópio e a minha intuição. Gosto também de caminhar na natureza e de andar de bicicleta, sobretudo sob o aroma dos pinheiros. E gosto, claro, de pessoas; de comunicar com elas, conhecer-lhes as histórias, guardar-lhes as memórias ou, simplesmente, ouvi-las. Esqueci-me de mencionar, grande falha…, o prazer que me dão o chocolate e o odor dos livros novos. Enfim, há uns anos perguntaram-me o que faria se me saísse o Euromilhões… A minha resposta materializou-se e chama-se Égide – Associação Portuguesa das Artes.

Ver mais

Helena Rosa Guerreiro

Diretora Financeira
© Beatriz Candeias Rato

De raízes algarvias, adoro o sol, o mar, a praia e o aroma a figos maduros. Gosto de dançar e é na música que sou feliz, em particular no canto coral. Gosto de pessoas; do acolhimento e da empatia com o próximo. Acredito que, seja qual for a situação, se pode retirar sempre alguma coisa positiva, porque, no limite, “está top ao nível do péssimo”. Gosto que se possa levar a vida sempre com humor e otimismo, rindo, porque a vida é uma só. Aceitei o convite inesperado de colaborar com a Égide, uma associação dedicada às artes, com coração.

Ver mais

Sara Castro

Coordenadora do Programa Arte em Nós
© Roberto Correia

Nascida sob a luz da bela cidade de Lisboa, nos finais dos anos 80, tive o privilégio de crescer entre as oportunidades da grande cidade e a liberdade do campo. Apaixonada pela natureza, pelos animais e pelas pessoas, aprecio a liberdade de caminhar sem rumo, de sentir o vento na cara, de observar e ouvir a vida que me rodeia e, ainda, de partilhar a vida com quem amo ou posso positivamente marcar. Gosto de estar, conversar e ouvir os outros, mas também a mim mesma, e não resisto a uma boa brincadeira, a uma pequena partida e a uma bela gargalhada. A minha vida divide-se por duas grandes paixões que gosto de cruzar: a música, em especial o canto coral, e a terapia da fala, que me incita diariamente. Vivo os desafios diários daqueles que se cruzam comigo e renasço a cada sorriso e conquista. Acredito no imenso potencial humano e na infinita capacidade de cada um em se superar e surpreender. Sou feliz na felicidade dos outros e nas oportunidades que lhes consigo proporcionar. A Égide – Associação Portuguesa das Artes é mais uma oportunidade de chegar e tocar o outro, através da arte, potenciando o seu desenvolvimento, felicidade e bem-estar.

Ver mais

Catarina Proença

Diretora

Sagitariana, filha, mãe, irmã, mulher, amiga e, por consequência de tudo isto, uma cuidadora nata, tenho na empatia a minha maior força e também a minha maior vulnerabilidade.

Sou uma pessoa de pessoas e sentir que posso trazer uma diferença positiva à vida dos que me rodeiam faz-me sentir que vivo com um propósito. É esta necessidade de querer ser a diferença que quero ver no mundo que me leva a dar tanto de mim. E foi também essa a razão que me fez voar ao encontro da Égide.

Acredito na materialização dos sonhos e luto para os conquistar. Se nesse caminho puder ver no rosto de alguém a certeza de que viver vale, de facto, a pena, então é exatamente aí que eu coloco o meu foco.

Sou metódica e organizada, o que me ajuda a, sempre que é preciso, fazer e fazer bem feito.

Se tudo isto for o que a Égide e a sua maravilhosa equipa precisam para voar ainda mais alto, então acredito que tenha encontrado aqui o meu ninho fazedor de sonhos e de realidades.

Ver mais

Colaboradores

Tiago Nunes

Consultor de Produção e Projetos

A minha paixão pela música levou-me desde cedo a perceber que a indústria das artes tem diversas necessidades comerciais que devem ser atendidas. Para garantir o seu sucesso para aqueles que estão envolvidos nesse meio, nomeadamente músicos, produtores e comunicadores, é importante dominar diversas áreas, desde a criação até a venda de produtos artísticos. Além disso, a necessidade de compartilhar experiências e ideias é fundamental para o crescimento do bem comum. Sou um eterno ouvinte por causa da música; a música faz parte do meu dia.  A importância de escutar é importantíssima para o autoconhecimento e a aprendizagem pessoal, pois permite-me aprender com os outros e entender melhor os meus próprios pensamentos e emoções.

Ver mais