“Mais de 100 músicos recriam concerto de Amália Rodrigues em Los Angeles”

© DRAmália Rodrigues em concerto em 1969 / in timeout.pt

A Orquestra Sinfónica Portuguesa vai interpretar no CCB, a 22 de Setembro, temas que a fadista levou ao outro lado do Atlântico.

Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro juntam-se à Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Centro Cultural de Belém, para prestar homenagem ao maior nome do fado português – Amália Rodrigues. A 22 de Setembro, o concerto conta com mais de 100 músicos em palco. 

"Amália na América – Além do Fado" recria o concerto de Amália Rodrigues com a Orquestra Filarmónica de Los Angeles, no Hollywood Bowl, em 1966. Dirigida por Jan Wierzba, a Orquestra Sinfónica Portuguesa interpreta, juntamente com os solistas Cristina Branco, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, o repertório que Amália levou à América, incluindo as canções que a artista gravou com temas da Broadway. Em palco, contam-se 83 músicos de orquestra e 25 cantoras, que procuram prestar uma homenagem especial à fadista.

"Este é um projecto ambicioso, agregador de várias instituições de referência, que se edifica a partir de um dos principais nomes da cultura portuguesa do século XX. O notável legado de Amália Rodrigues reforça-se e renova-se neste nosso tempo, através da recriação de arranjos orquestrais que permitirão à Orquestra Sinfónica Portuguesa, também ela embaixadora da nossa identidade cultural, estabelecer-se como interlocutora nesta confluência entre o fado, a música erudita e os clássicos da Broadway”, refere em comunicado Conceição Amaral, presidente do conselho de administração do OPART/Teatro Nacional de São Carlos.

texto de Beatriz Magalhães in Timeout

Anterior
Anterior

Um espetáculo único, de uma riqueza ímpar, numa sala esgotada.

Próximo
Próximo

David Lopes, mentor do Alentejo World Heritage no “Destacável”, da Antena 1