Ícone de Pesquisa

Workshops de Cante Alentejano e de Flamenco

No âmbito do Alentejo World Heritage Festival, que, por iniciativa da Égide e da Associação Lar Doce Ler, decorreu na vila de Cabrela entre os dias 21 e 27 de agosto de 2023, foram dinamizados dois workshops: um workshop de Cante Alentejano e um workshop de Flamenco. Estas iniciativas pretenderam ampliar as oportunidades de contacto e desenvolvimento artístico, promovendo a vivência das artes entre artistas amadores. Contribuem, igualmente, para o enaltecimento e divulgação da cultura ibérica. 

 

 

Workshop de Cante Alentejano –Coro Participativo de Cante de Cabrela

Entre os dias 21 e 26 de agosto de 2023 promoveu-se uma oficina de Cante Alentejano, que resultou na criação do primeiro Coro Participativo de Cante de Cabrela. 

Esta oficina, orientada pelo mestre José Grulha, com a participação do Grupo Coral Fora D’oras, contou sobretudo com a presença de participantes locais que durante 6 dias embarcaram numa viagem à génese da cultura musical tradicional portuguesa, ao seu povo e à sua história: da música e da poesia oral. Deu-sevida à história e palco à vida, enaltecendo-se um género musical tão português e com um sentido de identidade e de pertença tão forte que se transmite de geração em geração.

A oficina culminou na preparação de dez modas alentejanas apresentadas publicamente na vila de Cabrela, lado a lado com músicos renomados do panorama musical português, tais como Celina da Piedade e Luís Trigacheiro. 

 

 

 

Workshop de Flamenco

No dia 27 de agosto de 2023, na Casa do Povo de Cabrela, realizou-se o primeiro workshop de Flamenco de Cabrela, orientado pelos bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet. Este workshop deu a possibilidade de aprender ou aperfeiçoar os passos da dança flamenca com um dos mais prestigiados grupos de flamenco da atualidade: o Barcelona Flamenco Ballet.

Esta oficina aberta a curiosos, praticante e até mesmo profissionais da dança, contou com a participação de mais de duas dezenas de pessoas, provenientes de várias regiões do país que, em duas horas, montaram uma pequena coreografia ao som dos músicos da companhia de bailado.