Ícone de Pesquisa

Ópera Il Viaggio a Reims

Dando início a uma importante parceria, visando criar a partir de 2024 um festival de artes de referência em Lisboa, a Égide e o Centro Cultural de Belém unem esforços já este ano para a coprodução da ópera Il Viaggio a Reims, de Gioacchino Rossini.

Com 16 solistas portugueses, esta iniciativa corresponde ao desejo de a Égide promover a atividade dos solistas nacionais e criar, igualmente, uma experiência de comunidade através da inclusão de um coro participativo, permitindo a inúmeros cantores amadores a possibilidade única de participarem numa ópera ao lado de profissionais de renome.

A coordenação artística está entregue a uma equipe exclusivamente portuguesa: Pedro Carneiro (direção da Orquestra de Câmara Portuguesa), Teresa Simas (encenação), João Paulo Santos (preparação dos cantores) e Filipa Palhares (preparação do coro).

 

DE GIOACHINO ROSSINI

Dramma giocoso em um ato de Luigi Balocchi

 

RÉCITAS

Grande auditório do Centro Cultural de Belém

29 e 30 de dezembro de 2022

 

SINOPSE

No hotel Lys d’Or, na pequena estação termal de Plombières, encontra-se um grupo cosmopolita de viajantes foliões, personagens importantes, na sua grande maioria, a caminho de Reims, onde esperam assistir à coroação de Carlos X, futuro rei de França.

Sob o olhar vigilante de Mme. Cortèse, a proprietária do estabelecimento, apostada em manter a sua boa reputação, ao lisonjear as manias de cada um, estes hóspedes excecionais tentam estabelecer intrigas amorosas e são os atores, ou as vítimas, de uma série de incidentes trágico-cómicos.