Ícone de Pesquisa

Coro Participativo – Ukraine, my dear

A primeira ação do programa Arte em Nós foi a criação do Coro Participativo que entoou o hino «Ukraine, my dear», da autoria de Filipe Raposo e letra de João Moreira dos Santos. Esta ação, que decorreu no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, no dia 25 de abril de 2022, convocou a comunidade para dar voz a um hino pela paz na Ucrânia, uma peça escrita a quatro vozes e que resultou na gravação de um videoclipe.

Em parceria com o Coro do Festival de Verão, esta ação contou com a participação de 150 cantores, de diferentes idades e proveniências, com e sem conhecimentos musicais e/ou de canto, que se juntaram a uma orquestra de 30 instrumentistas e a oito conhecidas vozes do panorama musical português: Nataliya Stepanska e Bruno Almeida (canto lírico), Marco Oliveira e Sandra Correia (fado), Maria João e Rita Maria (jazz) e Aline Frazão e Tainá (pop e world music).

A preparação e direção musical deste projeto estiveram a cargo dos maestros Paulo Vassalo Lourenço (maestro titular) e João Carlos Perdigão (maestro assistente).