Ícone de Pesquisa

O que fazemos

Produções Próprias

Além dos apoios que concede anualmente, a Égide chama também a si a produção de eventos culturais. Neste âmbito, as linhas orientadoras para a acção passam por três vectores essenciais: inovação, preenchimento de lacunas existentes na oferta cultural disponível e solidariedade com causas sociais.

1400 x 658
A Égide – Associação Portuguesa das Artes tem o prazer de apresentar no Centro Cultural de Belém um recital de piano com o excepcional Rem Urasin, um artista de renome mundial. Reconhecido como um “mensageiro de Chopin”, Urasin partilha a sua paixão e talento através de um programa dedicado ao compositor polaco Chopin.

Rem Urasin – Homenagem a Chopin

UKRAINE MY DEAR 102_hino_beatrizcandeiasrato
Decorriam os primeiros dias da invasão da Ucrânia quando a Égide, confrontada com as imagens de horror que preenchiam os telejornais, decidiu marcar uma posição clara, afirmando-se pela paz no mundo.

Ukraine, my dear – um hino pela paz no mundo

CPVR 2
Dando início a uma importante parceria, visando criar a partir de 2024 um festival de artes de referência em Lisboa, a Égide e o Centro Cultural de Belém unem esforços já este ano para a coprodução da ópera Il Viaggio a Reims, de Gioacchino Rossini.

Ópera Il Viaggio a Reims

A carregar

Apoios às artes

Na prossecução da sua missão, a Égide apoia activamente diversos projectos culturais com impacto nas comunidades onde os mesmos se inserem, incluindo, nomeadamente, festivais de música, concertos e ciclos de concertos, e, ainda, concursos artísticos. Consulte aqui os principais eventos em curso e o historial dos apoios concedidos.

Arte em Nós

A par da componente artística profissional, a Égide desenvolve o programa Arte em Nós, destinado especificamente a dar a conhecer as artes e a incentivar a atividade de artistas amadores.
Este programa é constituído por um conjunto de iniciativas sociais que visam ampliar as oportunidades de contacto e desenvolvimento artístico, contribuindo para a descoberta e a divulgação dos muitos artistas anónimos que habitam entre nós, artistas cujas oportunidades de vida não facilitaram o seu encontro e manifestação artística.

 

O programa centra-se em quatro eixos convergentes:

 

1. FORMAÇÃO | Promoção de sessões de formação artística, atribuição de bolsas de estudo no âmbito das artes ou cedência de instrumentos musicais a jovens estudantes;

 

2. CRIAÇÃO ARTÍSTICA – Apoio a artistas não profissionais e divulgação da sua obra artística através do apoio à criação de exposições, espetáculos e publicações;

 

3. À DESCOBERTA DAS ARTES – Divulgação e promoção das artes e dos artistas em contextos sociais culturalmente menos favorecidos, e realização de ações de descoberta e desenvolvimento artístico;

 

4. TERAPIA PELA ARTE – Promoção e desenvolvimento de sessões e de recursos potenciadores do desenvolvimento e bem-estar humano através da arte.
A arte como um bem comum, um bem de todos.

CartazA3_Conferencias_SemanaMariaFonte
O programa Arte em Nós associa-se ao Laboratório de Ópera Portuguesa, no âmbito do seu mais recente projeto: a recuperação da opereta Maria da Fonte, de Augusto Machado, apresentada no Centro Cultural de Belém a 12 e 14 de novembro de 2023. Neste ambicioso projeto, que celebra a riqueza operática portuguesa…

Projeto Educativo da Opereta Maria da Fonte

festivalazwsteatro 4
A propósito da 18º edição do Festival Internacional dos Açores, o programa Arte em Nós voou pela primeira vez, rumo às ilhas açorianas Terceira e Pico. Nestas ilhas foram dinamizadas cinco ações: um workshop de fotografia (na ilha Terceira), dois workshops de Desenvolvimento Pessoal e Exploração Artística (ilhas Terceira e Pico) e …

Workshops de Desenvolvimento Pessoal
e Exploração Artística, de Fotografia e de Teatro Comunitário

DSC01105
No âmbito doAlentejo World Heritage Festival, que, por iniciativa da Égide e da Associação Lar Doce Ler,decorreu na vila de Cabrela entre os dias 21 e27 de agosto de 2023,foram dinamizados dois workshops: um workshopde Cante Alentejano e um workshopde Flamenco. Estas iniciativas pretenderam ampliar as oportunidades …

Workshops de Cante Alentejano e de Flamenco

A carregar

Artistas Arte em Nós

Agindo como catalisador para a produção e promoção das artes, da cultura e do conhecimento, a Égide afirma-se como um elemento pioneiro na construção de pontes e relações entre artistas, promotores de espetáculos e mecenas, apoiando-os no terreno e intensificando parcerias. Funcionalmente, a Égide consubstancia uma plataforma 360° no que diz respeito ao trabalho com os referidos agentes culturais, indo mais longe no patamar das parceiras e redes nacionais e além-fronteiras, assumindo o propósito de ser o veículo de excelência para a afirmação da cultura e dos talentos nacionais. A atividade da Égide abrange todo o suporte necessário ao desenvolvimento de projetos artísticos inovadores e criativos, incluindo know-how de consultoria e orientação estratégica, curadoria artística e meios financeiros.

01_nuno_robertocorreia
Nasci na cidade de Almada entre o campo e as praias. Sentir os aromas do campo e a brisa do mar são sensações que me purificam e inspiram.

Nuno Loureiro

07_grupo_robertocorreia
Os Litá Folk Band são um quarteto formado por jovens músicos ucranianos, a maioria deles oriundos da região de Kiev: Ivanna Korzh, Kateryna Sidelnykova, Sofia Tsyvinska (vozes, flautas, violino e violoncelo) e Danylo Klutsko (bandura, voz e percussão). Criado no início da guerra na Ucrânia, o grupo procurou refúgio em…

Lit á Folk Band

07_ze_robertocorreia
Eu, José Espírito Santo, geminiano de ascendente taurino, nasci no dia 10 de Junho, data em que Portugal é comemorado, assim como o dia de Camões, em que a escrita é elevada a um dos seus expoentes superiores.

José Espírito Santo

A carregar

Bolsas de Estudo

A Égide concede anualmente um restrito conjunto de bolsas de estudo, as quais são atribuídas em função do mérito evidenciado pelos estudantes, da natureza dos estudos académicos a prosseguir e das instituições de ensino seleccionadas.

Raquel Pedra
Graças ao apoio da Égide, Raquel Pedra, de 31 anos, estuda actualmente em Berna, na Hochschule der Künste Bern, fundada em 2003. Referindo-se a esta experiência formativa, a cantora refere que «o simples facto de estar neste meio, viver outras experiências, conhecer novas realidades, é com certeza um período marcante e decisivo…

Raquel Pedra

Mariana Cruz 4
Para realizar o sonho de Mariana Cruz se profissionalizar na dança, a Égide concedeu uma bolsa de estudo que levou a jovem bailarina até à Northern School of Contemporary Dance, uma instituição de ensino superior sediada em Chapeltown, Leeds, em Inglaterra, e especializada em dança contemporânea. Segundo Mariana Cruz, «sem a…

Mariana Cruz

Beatriz Chirife copy
Natural de Lisboa, Beatriz Chirife iniciou o seu percurso musical na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo. Com o apoio da Égide, rumou aos Países Baixos, frequentando presentemente o Mestrado em Estudos Vocais Clássicos, no Koninklijk Conservatorium Den Haag. Referindo-se ao papel da Égide na sua formação, afirma que «como …

Beatriz Chirife

A carregar