Conheça
o projeto

A Égide era, na mitologia grega, o escudo mágico que Zeus utilizou na guerra contra os titãs, e que lhe conferia uma defesa praticamente impenetrável. Hoje, a palavra tornou-se significado de ajuda, auxílio, assistência, baluarte, escudo, respaldo, base e abrigo. Foi neste espírito que, confrontados com a recente invasão da Ucrânia, os sócios da Égide, Associação Portuguesa das Artes, decidiram lançar uma campanha de residência artística para músicos ucranianos que por motivos relacionados com a guerra, ficaram impedidos de poder exercer a sua profissão.

Sendo a Égide uma associação formada para apoio, fomento e promoção da arte e dos artistas, na sua ligação aos públicos, às regiões e aos mecenas, não podemos ficar indiferentes à enorme tragédia causada pela guerra, ao que isso significa de enorme interrupção da vida de todos os afetados, nomeadamente dos artistas.

Com milhões a atravessar as fronteiras da Ucrânia em direção à Europa Ocidental, sendo Portugal um dos destinos procurados por muitos dos refugiados, quisemos acrescentar à ajuda já prestada a nível nacional, a possibilidade de artistas ucranianos poderem enquanto aqui estiverem viverem da sua profissão e da sua arte.

Para além disso é sabido que a Ucrânia é uma enorme potência no que toca à música erudita, com teatro de ópera que são uma referência e nomes incontornáveis da história da música. Por esse motivo, esta ação tem como primeira abordagem dar apoio aos músicos que aqui chegarem permitindo a sua integração na vida cultural portuguesa, proporcionando uma verdadeira troca de experiências entre músicos portugueses e ucranianos e da Europa em geral.

We all with Ukraine

Play Video

Confiram nossas
ações:

O momento de Urgência

Encomenda, gravação e lançamento de um hino para a paz, em formato audiovisual (videoclip) ao estilo “We Are The World”, que será posteriormente divulgado em todos os órgãos de comunicação social e redes sociais. O objetivo é a angariação de fundos para apoiar os artistas ucranianos que tenham procurado refúgio em Portugal. Este apoio reverterá para ajuda na integração dos artistas e/ou desenvolvimento de projetos próprios no âmbito das residências artísticas promovidas pela Égide.

O momento do acolhimento

De 1 de Março a 30 de Outubro.

Este período consiste no acolhimento de artistas ucranianos e sua integração na comunidade artística portuguesa. Para isto, a Égide procurará parceiros que ajudem a alojar estes músicos e garantirá durante esse período, com possibilidade de renovação, o ordenado mínimo a cada um destes músicos, para lá dos projetos em que eles possam participar.

Parceria Égide/Orquestra XXI

Neste momento a Égide conta já com a parceria da Orquestra XXI que irá acolher estes músicos durante os seus estágios de Abril, Julho e Outubro. A Orquestra XXI está neste momento a trabalhar para incluir estes músicos em projetos de música de câmara durante este período.

O momento da
o Consolidação

Parceiros Projeto pela Paz

O momento de crescimento e alargamento do projeto, corresponde desenvolvimento e afirmação da ideia de acolhimento de todos aqueles que por motivos de guerra ou perseguição de ordem política, religiosa, orientação sexual, racial de classe ou género, não podem exercer a sua arte no seu país de origem, e a sua integração no meio artístico local, desafiando ainda músicos de toda a Europa a juntarem num grande estágio de verão, pondo a arte ao serviço daquilo que são os mais nobres dos valores europeus de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Neste sentido, a Égide continuará a trabalhar com os seus parceiros para sustentar a atividade destes músicos em Portugal. Para além disso, a Égide lançará a 30 de Outubro no CCB o resultado daquele que será o primeiro estágio da Aegis Orchestra cujo mote é precisamente o da integração, troca de experiências e afirmação dos valores europeus. Esta Orquestra passará a reunir-se entre 2 a 3 vezes por ano, como resultados de estágios orientados por renomados maestros e diretores musicais mundiais.

Para o primeiro estágio que acontecerá durante o mês de Outubro o programa a trabalhar será um programa em torno da Sinfonia no. 9 de Beethoven como afirmação dos valores através da música de Beethoven.