Marco Silva

Trompetista

Sinto-me bastante honrado por ter colaborado com influentes entidades e grandes orquestras, como a Zürich Opernhaus, Orchestre de La Suisse Romande, Bern Sinfonie Orchester, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre outras importantes.

Contudo, neste percurso pude partilhar o trabalho com vários maestros de renome, tais como Fábio Luisi, D. Gatti e Nelo Santi.  Neste seguimento, tive o privilégio de estrear obras importantes, como “Axiom”, de Marc-André Dalbavie, e o Concerto para Trompete, de John Mackey, em África.

A minha formação académica começou no Conservatório de Música da Maia, após a Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) e, posteriormente, licenciei-me na Escola Superior de Música de Lisboa, dando seguimento ao Mestrado de Solista na Zürcher Hochschule der Künste (não terminado).

No meu percurso, conquistei alguns prémios importantes, como o 1º prémio na Categoria Júnior e Sénior do Concurso Internacional “Terras de La Sallete” e fui finalista no Concurso Internacional de Trompete Girolamo Fantini, em Roma. Em 2022, recebi uma menção honrosa no prestigioso Concurso Internacional de Maurice André, em Paris, bem como sou premiado em ambas as categorias do Prémio Jovens Músicos: 1⁰ Lugar na Categoria Júnior e 2⁰ lugar na Categoria Sénior em 2018.

Fui Trompete Principal da Orquestra Konstanz Philharmonie, até 2019, e presentemente sou solista internacional, participando em diversos festivais como professor e performer. Tenho o orgulho de ser artista performer das marcas Schagerl e Breslmair.

Sou um apaixonado pela música, pois a música dá asas à imaginação e vida a tudo o que ela atravessa. A música traz um sentido a tudo o que observamos.

Vídeos