O Ensemble Vocal Aura – EVA – é um ensemble constituído exclusivamente por vozes femininas. O núcleo do grupo é composto por oito elementos e foi pensado com o intuito de preencher uma lacuna que parece existir no que diz respeito à interpretação de repertório para coro feminino.
A criação do ensemble foi pensada e concebida no início de 2020. No entanto, face à pandemia de Covid-19, a apresentação do grupo ao vivo só foi possível em 2021. Desde então, tem atuado em vários pontos do país, destacando-se o Panteão Nacional (Lisboa), o III Festival de Órgão de Santarém e o festival Cistermúsica (Alcobaça).
O grupo EVA apresentou já em estreia absoluta várias peças de compositores portugueses, como Alfredo Teixeira, Carlos Gracia, Rui Paulo Teixeira e Miguel Jesus. Foram também executadas peças em estreia nacional das compositoras norte-americanas Sarah Quartel e Amy Beach.
Com direção artística de Inês Tavares Lopes, atual maestrina assistente do Coro Gulbenkian, as cantoras do Ensemble Vocal Aura integram também outros agrupamentos profissionais, como o Coro Gulbenkian, Officium Ensemble, Voces Caelestes e Ensemble MPMP.