Cristiano Holtz

Instrumentalista (cravo, clavicórdio e orgão)

Nasci no Brasil em 1972 e iniciei os meus estudos musicais aos sete anos, com a minha avó materna, Hélia Jordão, tendo estudado piano e teoria musical. Desde que a mesma tocou, para eu ouvir, a quarta Invenção de J. S. Bach, senti um tremendo déjà vu e desde então resolvi dedicar a minha vida à obra do grande compositor.

Ao mesmo tempo, concluí que para esse fim necessitava de tocar os instrumentos corretos, isto é, os instrumentos para os quais o mestre Bach escreveu. Foi assim que, aos 12 anos comecei os meus estudos de cravo. Pouco tempo depois, ouvi as Variações Goldberg, tocadas por Gustav Leonhardt, e pensei para comigo que iria fazer todos os possíveis para estudar com esse grande mestre.

Com 14 anos, participei numa master class com Jacques Ogg, no Rio de Janeiro, que seguidamente me convidou para ser seu aluno em Amesterdão. Aos 15 anos, mudei-me para os Países Baixos, onde permaneci por 10 anos, tendo estudado com vários professores, principalmente com a minha maior influência, Gustav Leonhardt, que me aceitou, excecionalmente, como o seu último aluno oficial, o que constituiu uma grande honra para mim.

Logo que acabei os meus estudos, comecei a procurar trabalho em vários países europeus. Em 1998, tive um convite de Portugal, para vir lecionar no Instituto Gregoriano de Lisboa, e, logo em seguida, no Conservatório Nacional.

Como músico, apresento-me sobretudo como solista – em cravo, clavicórdio e, cada vez, mais em órgão – em diversos países europeus, na América do Norte, Brasil e, ocasionalmente, na Ásia. Também sou frequentemente convidado a ministrar master classes em diversos países. Tenho gravado regularmente como solista, e por vezes em conjunto, com diversos amigos, para várias editoras internacionais.

Há muito tempo, dedico-me intensamente à pesquisa teórico-prática sobre o “peculiar toucher- técnica”, de J. S. Bach, a sua escola e “instrumentarium”, através dos filhos, discípulos e estudiosos. Este trabalho culminou num livro intitulado: J. S. Bach – A sua técnica ao teclado segundo fontes históricas.

Ouça meus áudios:

Spotify  |   Apple Music   |    Deezer

 

Vídeos