Barbara Barradas

Cantora (soprano)

Sou a Bárbara Barradas, uma jovem soprano apaixonada pelo canto lírico e pelas artes cénicas.
Utilizo a voz e o corpo como ferramentas indispensáveis para o meu aperfeiçoamento total e a integração consciente e holística de todas as minhas partes. Descobri que através da voz poderia libertar-me dos meus condicionamentos, chegando assim mais perto da liberdade no canto e na vida, abraçando-a com leveza e gratidão. É esta a mensagem que sinto poder trazer ao mundo através do meu canto, do meu exemplo e da minha expressão artística.

Recentemente, estreei-me no papel de Musetta, em La Bohème, no Teatro Nacional de São Carlos. Estou grata por ter podido personificar essa personagem que tanto me trouxe e pela qual recebi os melhores elogios da critica pública, nomeadamente do website OperaTraveller, que escreveu: “o destaque foi para Bárbara Barradas, como Musetta. Atriz capaz de concentrar as atenções em cena, trouxe à tona a generosidade sincera da sua personagem”.

O sonho de ser cantora lírica começou em 2010, quando me estreei como Gilda em Rigoletto, no festival de Óbidos, mas solidificou-se quando interpretei um dos meus papéis de sonho, em Salzburgo, no Oper im Berg Festival. Aí, fui Lucia, em Lucia di Lammermoor, e transcendi-me e compreendi a grandiosidade desta arte que é cantar ópera, e ainda mais vontade tive de continuar este meu percurso pelo canto, que é a minha vida, ao receber o incentivo da crítica austríaca: “uma artista extraordinária, uma cantora nata (…) com uma voz redonda e bela, uma presença de palco excepcional e uma messa di voce que depois de [Montserrat] Caballé é difícil de encontrar”.

Agora os meus “voos” passam por papéis como Violetta, Manon, Julliette e Guillieta, Micaela e Liu, entre muitos outros a que terei o prazer de dar vida, mantendo sempre a fluidez, doçura e agilidade como características da minha voz, que nos últimos anos ganhou mais lirismo e grandiosidade, legatto belcantístico e maturidade emocional, sempre a par com a evolução interior.

Nascida em Lisboa, a minha paixão pela música começou aos oito anos, quando comecei a cantar como solista no Coro Infantil dos Jovens Cantores de Lisboa. Aos nove, ingressei no Conservatório Nacional de Música, instituição onde, durante 12 anos, vivi intensamente cada momento de aprendizagem na classe de piano, incluindo três anos de aulas de canto com José Carlos Xavier. Em paralelo com a escolaridade obrigatória geral, ingressei na Faculdade de Belas Artes, em Lisboa.

Mas foi aos 20 anos que minha vida mudou para sempre ao receber uma bolsa da Fundação Gulbenkian para estudar na Guildhall School of Music and Drama com a maravilhosa Susan Waters, onde, com distinção, concluí, com o coração transbordando de orgulho, os meus BMus e MMus. Fiz parte do Flandres Operastudio de 2010/11 e integrei a Wales International Academy of Voice de 2011 a 2012, dirigida por Dennis O’Neill e patrocinada por Kiri Te Kanawa.

Durante o meu percurso como estudante participei também em inúmeras masterclasses com cantores e maestros de renome internacional, como Mara Zampiere, Ann Murray, Graham Johnson, Yvonne Minton, Sarah Walker, Dennis O’Neill, Kiri Te Kanawa, Nelly Miricioui, Tom Krause, e cada uma delas foi uma bênção na minha jornada.

Tive aulas de canto com os professores Lúcia Lemos e Paula Anglin, que foram sempre grandes fontes de inspiração e motivação para mim. Actualmente, faço o meu aperfeiçoamento técnico e estilístico com a lendária cantora Mariella Devia.

Presentemente, sinto-me extremamente grata por integrar com humildade e alegria todas estas experiências, que me enriquecem a alma. Canto regularmente com as mais prestigiadas orquestras nacionais e internacionais, e tenho uma carreira repleta de prémios e de bolsas de estudo, conquistados em inúmeras competições nacionais e internacionais. Interpretei os papéis de Lucia, Gilda, Corinna, Le Feu e Le Rossignol, Susanna, Barbarina, La Fèe, Frasquita, Donna Anna, Zerlina, Königin der Nacht, Inês de Castro, entre outros, muitos outros.

Para além da parte performativa, sou CEO da Associação Cultural Art Allurement, juntamente com os artistas prestigiados Cátia Moreso, Sónia Aragão e Vasco Dantas. A nossa missão é motivar cada pessoa a tornar-se na sua melhor versão, usufruindo da interdisciplinaridade artística e do autoconhecimento. Nesse âmbito, sou fundadora do programa Membership “Empodera-te na Voz”.

Grata também ao meu talento e dedicação à música por me permitirem esta construção consciente de uma carreira brilhante e cheia de desafios e realizações. Estou sempre à procura de novos desafios e oportunidades para crescer e aperfeiçoar a minha arte, agradecendo a cada pessoa que me tem apoiado nesta jornada até hoje.

Vídeos