Ana Maria Pinto

Cantora (soprano)

Sou a Ana Maria Pinto, uma soprano apaixonada pela música e pela natureza.

Desde pequena, sonhei seguir uma carreira na música. Com muita dedicação, formei-me no Conservatório de Música do Porto, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e na Universidade das Artes de Berlim (UdK), tendo sido bolsista da Fundação Walter-Kaminsky (Munique) durante um ano e da Fundação Calouste Gulbenkian durante três anos.

Desde 2015, dedico-me a projetos de Educação pela Arte, com o objetivo de conectar o ser humano com a natureza, o que me levou, em 2016, a fundar a Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente.

Como cantora lírica, tenho um repertório amplo e destaco os papéis como Susanna (Le nozze di Figaro), Elle (La voix humaine), Blanche de La Force (Dialogues des Carmélites), Musetta (La Bohème) e Kumudha (A flowering tree, de John Adams).

Interpretei grandes obras de oratória, estreei diversas óperas e trabalhei com maestros renomados em várias salas pelo mundo. Tive também oportunidade de atuar no cinema, interpretando o papel de Cecilia no filme Casanova Variations, onde cantei com o tenor Jonas Kaufmann.

Como compositora, escrevi e gravei, desde 2020, mais de 100 canções para crianças, além de peças inspiradas em grandes nomes, como Antero de Quental e Jorge de Sena.

Fundei também quatro coros que se fundem num só, criando uma esfera multigeracional em constante movimento, e que buscam conectar o ser humano com a natureza, promovendo a união entre artistas clássicos e da cultura musical africana.

Sinto-me muito feliz e realizada por poder dedicar a minha vida à música e ao meio ambiente, e espero continuar a inspirar as pessoas a conectarem-se com a natureza através da arte e da música.

Vídeos